Tive a oportunidade de viajar a trabalho ao Recife e Olinda na semana passada. Fiquei, ao todo, 6 dias nas cidades pernambucanas, com direito a pegar o início das comemorações de Carnaval. Diferente do que se vê em São Paulo e Rio de Janeiro, com basicamente a folia restrita aos sambódromos, nas duas cidades que visite toda a população em qualquer esquina, qualquer rua, qualquer avenida, inspira de pulmões abertos a festa popular.
É lindo saber que há pessoas que passam meses e mais meses bolando suas próprias fantasias para desfilarem pelas ruas a alegria carnavalesca. É lindo você se surpreender quando, de uma hora para a outra, um bloco de Carnaval passa na sua frente na rua. É lindo ver serpentinas nos fios, máscaras nos postes, sorrisos nas faces e uma alegria que apenas os brasileiros sabem fazer.
Foi interessantíssimo conhecer o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. Um tsunami de pessoas, de marchinhas, de fantasias. Um massa feliz, dançante e que, por alguns momentos, consegue esquecer a vida difícil no calorente nordeste. Talvez essa seja a real magia do Carnaval: a época onde os sonhos, nossos sonhos, os sonhos brasileiros (diferente do global Natal) podem acontecer.
Me apaixonei por Recife, por Olinda e pela sensação proporcionada pelo Carnaval. Confesso: tive vontade de me fantasiar e ficar pulando na folia até os pés doerem. Quem sabe em 2010!

Um comentário:
vai ter alguma matéria sobre o carnaval??
Postar um comentário