segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eu queria...

Independente de religião, todos têm a sua fé. Uns de forma mais ortodoxa, mais institucional; outros mais subjetiva, menos religiosa, mais filosófica. Mas fé, todos temos. E, como toda pessoa de fé, na hora das dificuldades costumados pedir ajuda ao além. Seja Deus, Alá, Destino, Satã, Inry Cristy ou o que for, mas que nós pedimos, ah, nós pedimos.

Eu mesmo, tenho minha fé. Não me considero religioso, pois atualmente não sigo nenhuma religião, mas ao deitar a cabeça no travesseiro agradeço a Deus pelo dia que passou e sempre peço algo. Seja amor, seja paz, seja saúde, seja a melhor de um parente, seja que o namoro dê certo, seja que me contratem em tal empresa, seja uma nota na escola, seja. É normal pedirmos "aos céus" que uma graça seja concendida. Afinal, teoricamente, é de graça e não custa nada a ninguém (okey, ficam de fora os seguidores fanáticos religiosos e a postura do dízimo, mas enfim). Porém, ontem, ao ouvir uma frase, comecei a repensar esses "pedidos".

Não vem ao caso o filme (pois é uma comédia boba e perderia o sentido real deste texto), mas um personagem começa a explicar como é a resposta de Deus perante a esses pedidos. Quem nunca pediu para ser mais paciente? Eu mesmo já, inúmeras vezes. Porém, ao retratar esse pedido, o personagem trouxe uma teoria interessante. "Deus não vai te dar paciência quando você pedir paciência. Deus irá te dar uma oportunidade, um momento, uma situaçãp específica e VOCÊ poderá exercitar ou não essa paciência". O mesmo para a coragem, o mesmo para a sabedoria, o mesmo para o amor, o mesmo para a saúde.

Entre outras palavras: Deus (ou qualquer força que você acredita ao pedir com os olhos fechados, mãos dadas e afins) não te dá o dom de mão beijada, ele apenas te empresta o manual de instruções para que você consiga "montar seu dom".

Achei interessante essa teoria e, olhando para nosso cotidiano, ela realmente é bastante fundamentada. Não precisamos de dons, de presentes celestiais, de felicidade instantânea e gratuita. Precisamos de oportunidades, oportunidades para lutarmos e vencermos e chegarmos no resultado esperado, seja ele o dom que for. Sabe aquele clichê "o que você pode oferecer à nossa empresa se for contratado?"? Então, a vida é assim. Vivemos em constantes entrevistas de emprego, basta sabermos ler direitinho os manuais de instruções.

Nenhum comentário: