quarta-feira, 31 de março de 2010

Realidade dourada

Sou fã de BBB e já disse isso muitas vezes. O programa é muito interessante visto por diversos ângulos, seja por puro entretenimento, seja por análise de nossa sociedade. A final do programa, realizada na noite de ontem, provou o porquê eu tenho um pouco de nojo de viver em nossa tão "moderna sociedade".

Para mim este BBB foi uma prova do quanto nossa sociedade é sim preconceituosa, ignorante e homofóbica. Afirmo isso com base em alguns (vários) comentários que eu li em vídeos do BBB no Youtube. No vídeo da eliminação do Dicesar, participante gay assumido, por exemplo, dois comentários me chamaram a atenção: "ainda bem que o dourado tirou essas "bichinhas"...agora sim o programa ficou decente" e "não sei como a globo foi colocar seres humanos ao lado de gays num mesmo programa".

Esse é o pensamento do público que elegeu Dourado, um público que até pode aceitar gays, contanto que eles fiquem escondidos, discretos, sem jeitos e trejeitos. O gay não pode ser feminino, mas o homem heterossexual pode ser machista, cuspir no chão e coçar o saco? Muita hipocrisia não acham?

Mas não adianta xingar a Globo, sugerir manipulação de votos e tentar mil justificativas. Não. A única explicação é: nossa sociedade é assim. Dourado sentiu nojo e perdeu a fome quando os participantes falavam de relações gays, mas Dourado não foi homofóbico. O mesmo serve para aquele seu tio que faz piada sobre negros, mas ele não é racista. Ou quem sabe para você que respeita o cara que mora na favela, mas que ele não namore sua filha. O preconceito é velado, mascarado, deturpado, mas ele está lá, continua sendo explícito.

E, o pior, mesmo explícito, ele sempre é justificável. "Mas o gay não precisa ser feminino né, ele é homem, não mulher...", ou como diria Dourado, "seje gay mas seje homem". Essa talvez seja a frase que explique porque Dourado ganhou: ele recebeu votos de pessoas que acreditam que é preciso que "seje gay mas seje homem", assim, sem correções gramaticais e excesso de "moralismo".

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem fez o jogo errado foram as 3 pessoas que representaram a adversidade. Porque o movimento nao comenta da lingua venenosa do Dicesar? A Angelica tbém falou de sexo sem camisinha.

"ele não é tão negro assim" ... a loirinha falando do participanete XXX. A comunidade GLBT so quis crucificar o DOURADO foi ai que perdemos. Dicesar chamou para a briga. "Quero que ele me agride para ser expulso".

Desculpa mais os maiores preconceituosos foram os participantes coloridos. E olha eu sou gay viu, e assumo que a culpa foi do proprio movimento. Queria ter ouvido algo relevante do trio, e o mesmo foi uma decepção.

Crucificar o Dourado é facil. Agora me diga uma coisa boa que o trio colorido trouxe a sociedade? ... falavam de sexo abertamente na mesa. Não vamos ser hipocritas ... eles so mostraram o lado frivolo que a sociedade mesmo critica.

Não estou defendendo o dourado, so estou dizendo ... quem errou foi o trio. Hoje o portal Terra criticou o BBB. No entanto, Terra e UOL pegou carona para ganhar audiência. Dourado é apenas uma peça no tabuleiro do jogo, e longe disso o gde vilão.

Triste porque o movimento perdeu uma grande chance de mostrar algo relevante. No entanto, sabemos que aquilo é um zoo bizarro.

Adoro seus textos, e mesmo sendo gay acredito que o dourado foi um pouco melhor e mais humilde que o Dicesar. È mais facil um gay mostrar a realidade ao Dourado, do que mudar uma mente de um Dicesar.

Beijosmeliga

Anônimo disse...

Adendo: no mundo gay, o preconceito é bem maior entre a gente mesmo. Um caso simples o adjetivo "pão com ovo". Também erramos e muito querido. Tb temos muitos muitos preconceitos dentro de nosso meio.

Paulo Basile disse...

Anônimo, não discordo de você nos comentário. O mundo gay é extremamente preconceituoso entre si. Há o preconceito entre as classes, entre os mais afeminados, entre os saradões, entre os alternativos, entre os bis, entre todos. Não discordo. Quando digo "a sociedade é preconceituosa" eu coloco todos na mesma bacia, todos são!

O que acho errado, e é o que aconteceu com o caso Dourado, é que esse preconceito é tao corriqueiro que passa batido. E daí que ele foi preconceituoso? o cara é "herói" e ganhou 1,5 milhão. Entende onde quero chegar? O preconceito sempre vence, de todos!

Anônimo disse...

Eu adoro vc.
So acho que o movimento ta pegando pesado demais. Sendo que o mesmo é apenas um jogo bizarro. Possos ser sonhador, eu acho que o Dourado ira mudar muito. Leia a entrevista dele na Globo. Não da para blefar. Ele chamou quem nao o queria para o debate.

Acho que o trio foi decepcionante.
E neste caso achei justa a vitoria.
Não podemos negar ... Dourado trouxe o debate, trouxe a discussão. Acho que isso é relevante. Agora nao apenas julga-lo. Acredito que ele ira mudar muito... e calar muito a boca de pessoas.

Paulinho,
me surpreendo qdo você coloca em seu twitter o link de uma entrevista da mae do Dourado. Também sou jornalista. Ta na cara que aquilo é fake. Como o Dicesar receber 11 mil ameaças. A adversidade jogo de forma errada ... mascarada na mentira ... isso que me magoa. So isso.

Perdemos uma oportunidade de ouro.

beijosmeliga :)

Anônimo disse...

Pode ser uma gde besteira.
E eu acredito que em pouco tempo a comunidade tera que se retratar com o Dourado. Por acaso, voce sabia que ele fez bale aos 4 anos de idade rs?

Ele não é um monstro.
Achei o fim do mundo gays dizerem no twitter que ele ira gastar o dinheiro em drogas. As nossas BALAdas sao tão diferentes disso neh?

CAPS LOCK
Qdo apontamos um dedo para alguem, esquecemos que temos outros quatro dedos apontados para a gente. É isso que eu to achando que a comunidade nao esta correta.

Quer uma coisa bacana.
Convida ele para a parada gay.
Chame ele para palestras sobre HIV ... ignorancia não quero dizer HOMOFOBIA ... isso que o movimento nao sacou.

Paulo Basile disse...

Gostaria de entender o que significa para vc "o trio foi decepcionante"? O seu decepcionante é quanto ao quesito "sexualidade" ou quanto ao questio "personalidade", isso gostaria de entender.

Segundo, ja que vc é jornalista, melhor olhar direito no meu twitter. Dicesar disse ao vivo na Ana Maria Braga que ele recebeu 11 mil ameaças por email. Não coloquei nada a respeito de entrevista de mãe de Dourado, vc deve ter lido em outro lugar!

Quanto ao BBB ter trazido o debate: que adianta trazer o debate da sexualidade, quando quem ganha é um cara com um pensamento completamente retrógado? E vc acredita que ele irá mudar mto...o jogo acabou, ninguem mais falará de DOurado, ele tem 1,5 milhao na conta, ele nao precisa mais entrar em nenhuma discussao, o objetivo dele ja foi feito: ganhou, e pronto.

E não acho nada bizarro, nada extremista o que os grupos gays estão fazendo. Só quem ja foi vitima de preconceito sabe o que é essa sensação, mesmo que preconceito mascarado, como eu disse no meu texto.

Um exercicio: entre nas noticias sobre o Dourado vencedor e leia os comentários. É de se assustar com a brutalidade dos comentários acabando com os gays. Essa eh a sociedade.

ps: nao seja anônimo.

Anônimo disse...

Hahaha
não estou defendendo o Dourado.
Não podemos negar que a atitude do Dicesar tb não foi das melhores.


Perai!
Mundo gay é apenas sexualidade.
Qdo eu digo que decepcionou.
Você acha o cara homofobico.
Chama para conversar dialogar,
mostra o outro lado. Alguem do trio tentou isso?

Talvez o Serginho.
Serginho mesmo disse no faustão que ele não é homofóbico.
Desculpa Dicesar quer MIDIA... impossivel acreditar em 11 mil ameças. Nem o Taliban fez isso ao Bush. Brasileiro adora midia.

Na Real Dicesar so queria gerar mais polemica. Não estou defendendo o Dourado. Se falamos que vivemos em uma sociedade homofobica e preconceituosa concordo. No entanto, o que eu to dizendo que a midia esta errando.
Dourado nao é o unico VILÃO.

Paulinho eu sou gay e nao consigo ver o Dourado como estre monstro.
Falou coisas absurdas, coisas errada. Coisas possiveis de serem mudadas de opiniao. È muito forte o movimento desejar colocar ROTULOS nele sem chance de defesa.

Acredito sim que ele ira sair, e
ira refletir muita coisa. Dourado mora em uma comunidade no Rio.

Enfim qdo eu digo assuntos mais relevantes. Deveria sim os trio abordar preconceito, discriminação mas também contar casos de coisas boas. Veja o exemplo do Michel. Nao nos predemos so as coisas ruins. Os trio nao abordou temas em pauta no congresso ... casamento gay, adoção etc. O que eu quis dizer que eles perderam a oportunidade de dialogo.

Vai me dizer que vc acha o Dicesar um exemplo de gay com a postura dele. Isso que estou dizendo. Eele também atirou pedra. "eu quero que ele morra". Qtas vezes dourado disse isso ao Dicesar? Nenhuma.

Debate é bom.
os próprios gays levaram dourado a vitoria. Qdo ao inves de irem para o debate partiram para a agreção oração.

Zefini

beijosmeliga ;)

Anônimo disse...

hahahah releve os erros de ortografia e digitação vc ira entender o que quero dizer...

Anônimo disse...

BASTIDORES: Dicesar sobre Dourado: 'Depois desse BBB ele vai ser uma pessoa melhor'

leia rs

Anônimo disse...

Serginho

Relembrando uma postura que o Dourado teve ao pedir que alguns ex-BBB parassem de falar sobre boates GLS na mesa do almoço, Sérgio admite: “Eu aprendi a entender o Dourado. Ele não está acostumado a conviver com gay. Ele se sentia incomodado e as pessoas podiam ver como homofobia, mas eu não via como homofobia. Eu via que ele não era acostumado. O Dourado tinha opiniões completamente opostas a mim, mas a gente soube se entender. O Dourado pediu desculpas para mim e eu aceitei as desculpas”.