quarta-feira, 28 de maio de 2008

Visibilidade

Talvez uma das sensações mais gostosas dentro da carreira de jornalismo é quando se alcança, em determinados momentos, a tal esperada por muitos - e temida por outros - visibilidade. Em meus quase 2 anos dentro da profissão, passei por alguns momentos que me marcaram, não por serem tão grandiosos e complexos, mas sim por terem me deixado uma marca gostosa na memória.

Quanto eu trabalhava na Revista Forbes, acabei fazendo a cobertura de um evento na agência de publicidade DM9 que iria apresentar um show do DJ Fatboy Slim dentro de uma tal de "Second Life", algo que ninguém, até então, fazia idéia do que era. Fui, entendi, anotei, entrevistei e percebi: isso tem cheiro de coisa grande. Arrisquei. Resultado: fui o primeiro jornalista no Brasil na fazer uma matéria grande em revista sobre Second Life, que se tornou um fenômeno de sucesso. E, acreditem, até hoje recebo elogios por essa matéria.

Durante a Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, no último domingo, aconteceu outro fato que me tirou um grande sorriso de satisfação. Passeando com a redação da Revista DOM pela Avenida Paulista, um menino passou por nosso grupo e disse "Revista DOM?". Eu, imediatamente, virei em sua direção. Nesse momento o menino começou a pular de felicidade, dizia que era blogueiro, que adorava a gente, que tinha certeza que era a gente, deu parabens, mandou beijo.

Foi uma cena muito gostosa de ser vivida. Não trabalho em televisão, não trabalho com minha imagem, me escondo muitas vezes atrás da tela do meu computador e, mesmo assim, reconheceram meu rosto na multidão da Parada. Algo gratificante.

Lógico,nem tudo são flores. Já entreiem blogs de pessoas que eu nem conhecia e li coisas feias sobre minha pessoa. Já ouvi intrigas e fofocas sobre mim, de pessoas que nunca troquei mais que meia dúzia de palavras. Já me pararam em baladas perguntando se eu era quem elas pensavam que eu era.

A visibilidade é uma faca de dois gumes, por isso é importante saber manuseá-la, se não o corte é profundo.

Um comentário:

RJ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.