terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Milagres natalinos

Muitas pessoas são verdadeiramente apaixonadas pela época de Natal, pelo colorido das luzes, pela animação da troca de presentes, pela reunião na ceia do dia 25, pelo incomparável espírito natalino. Outras simplesmente acham esta época a mais hipócrita do ano, com pessoas que fingem estarem felizes, fingem gostarem do próximo, fingem se preocuparem com suas famílias, mas logo ao passar da data a sensação de tristeza e desunião retorna. Há ainda aquelas que são diretas e objetivas: é apenas uma época para se celebrar o capitalismo. As mais religiosas vão pregar o verdadeiro espírituo de natal, no nascimento de Cristo e da renovação.

Eu, particularmente, tenho sensações bastante complexas nesta época. Fico completamente sensível (a ponto de chorar em todos os comerciais de fim de ano que passam na televisão), a ponto de olhar para as pessoas passeando pela Avenida Paulista e ter vontade de puxar assunto com todos, a ponto de me emocionar na tradição mais linda de São Paulo: a abertura da gigante árvore de Natal do Parque do Ibirapuera. Do tamanho de um prédio de 27 andares, todos os anos, em uma determinada época, acontece a maravilhosa abertura da árvore, com direito a apresentação de Hebe Camargo, público contagiante e queima de fogos:



Tudo bem, posso concordar com o grupo que fala da hipocrisia, que as pessoas só se unem nesta época, mas, quer saber? Que sejamos hipócritas então! Foi lindo, uma sensação indescritível, estar rodeado de famílias, de casais de namorados, de crianças, de idosos, de novinhos, todos com a mesma sensação, o mesmo espírito, todos gritando e felizes e dando gargalhadas e se abraçando pela simples presença de luzes de natal, pela singela presença de uma árvore de Natal, pela simplória queima de fogos. É preciso tão pouco, mas tão pouco, para as pessoas se inurem. E, no Natal, elas conseguem. E eu acho lindo! Quisera o mundo ser assim todos os outros 11 meses do ano!

4 comentários:

Unknown disse...

eu sou uma dessas pessoas que acha o natal uma epoca super hipocrita. e acho que grande parte da babaquice é que só no fim de ano as pessoas são legais. e pq isso acontece? pq no natal todo mundo tem que ser bonzinho? se no natal consegue pq não continua sendo assim?
aff..

RJ disse...

uma amiga minha disse que odeia natal... acha uma coisa tao sem sentido... eu tb, mas mesmo assim estou sensivel neste natal... outro dia quase choro no restaurante e nao conseguia saber porque...

Luis Gustavo Frauendorf disse...

Acharia digno que fosse! Postei algo sobre, a cidade fica encantadora, as pessoas muitas vezes ficam mais calorosas, mas infelizemente muitas fingem ser. Natal para mim é uma época saudável, gostosa, que eu sinto um espírito de ligações mais fortes e intensas. Gera uma pequena sensação nostálgica dos natais passados, quando eu passava com pessoas que não estão mais aqui. Mas fora isso, é uma época do ano maravilhosa! Foi um prazer conhecê-lo jornalista!

Abraços

Michelle Ribeiro disse...

Disse uma vez que adorava ler seu blog mesmo que escondidinha...a prova disso está no meu. Te indiquei pro prêmio Dardos de melhor blog! Agora é só vc colocar o selinho aqui! beijos