segunda-feira, 14 de julho de 2008

2 anos, muitas lembranças


Parece que foi ontem que eu liguei para Andrea Ciaffone, então editora-chefe da Revista Forbes - que na época eu nem conhecia - e ela me disse que eu poderia estagiar durante 2 semanas na revista e viver um pouco a agitação de uma redação, coisa que até aquele dia eu só conhecia em filmes. Pois é, me lembro como se fosse ontem que eu recebia o convite para integrar a redação fixa da Revista Forbes, após um sucesso com minha primeira matéria escrita. Mas, essa cena ocorreu exatamente 2 anos atrás. naquele dia eu não fazia idéia que começaria minha carreira de jornalista e que hoje eu estaria aqui, trabalhando em duas revistas e usando meu tempo de folga para escrever um post de comemoração desses 2 anos de jornalismo.

Tantas coisas aconteceram neste tempo, tanta coisa eu aprendi, tanta gente eu conheci, tantas responsabilidades tive que enfrentar, tantas dúvidas tive que solucionar. Escrevi matérias sobre coisas que eu jamais tinha ouvido falar. Entrevistei pessoas que tinham 10 mil vezes mais o poder aquisitivo que eu. Visitei lugares que só em sonhos eu conseguia entrar.

Fiz um especial sobre empreendedorismo no Brasil e recebi minha descrição como "nosso jovem e talentoso Paulo Basile nos presenteia com um especial...". Fiz uma entrevista com o o famoso DJ FatBoy Slim e o ouvi falar em inglês "Sério que vou sair na Forbes?". Fiz um especial sobre as mulheres mais importantes do Brasil, o que me permitiu ir a uma festa na Daslu e ficar pulando de sapato do sofá chiquérrimo de lá. Viajei para Campos do Jordão e descobri pautas que jamais pensávamos em encontrar - além de experimentar geléias maravilhosas e super caras. Foram mais de 35 matérias com o "Paulo Basile", que aos poucos se tornava conhecido, assinado embaixo dos textos.

E então a Forbes fechou. Choros, desespero, tristeza. E então veio um convite: "Você quer ser nosso estagiário aqui na Revista Viver Bem?". Foi então que começava mais um desafio completamente diferente do que eu estava acostumado. Troquei o mundo dos empresários da Forbes pelo mundo dos decoradores e arquitetos da Viver Bem. Tive que aprender as diferenças nos acabamentos dos pisos, as peculiaridades dos móveis, as relíquias em tapetes, almofadas, camas, mesas, banho, jantares e tudo o que eu não sabia nem como falar. Descobri as exposições de móveis mais famosas, as de arte mais visitadas, as de decoração mais concorridas.

De repórter na Forbes virei um blogueiro na Viver Bem. Sim, o veículo que eu estava acostumado a contar as particularidades da minha vida, tive que transformar em ferramenta de trabalho. E então uma nova revista entrou na Editora Peixes. "É uma revista gay". Corria o boato nos bastidores. Sim, era uma revista gay, que surgiria no mercado. Com o nome "DOM - De Outro Modo", ela investiria em cultura, saúde, beleza, comportamento e tantas outras editorias, mas sem o uso de nu, até então visto em revistas gays.

Então veio o convite "Você gostaria de ser nosso colaborador?". Aceitei, lógico. Na primeira edição, umas notinhas com meu nome. Na segunda, mais algumas. E então veio mais um convite: "Você gostaria de ser o nosso blogueiro?". E então começaram as publicações, as polêmicas, as discussões, o reconhecimento. E então veio mais um convite: "Você gostaria de escrever uma matéria para a gente?". E foi uma matéria, duas matérias, três matérias. "Você gostaria de ser o responsável pelo nosso site?".
Foi assim, entre convites e reconhecimento do meu trabalho, que fui construindo minha carreira de jornalista. Uma carreira ainda muito recente, mas que já contou nesses dois anos com os ensinamentos de muitas pessoas influentes no mercado, pessoas que me mostraram o lado bom e o lado escuro do jornalismo, pessoas que me ensinaram e aprenderam comigo, pessoas que me trataram como "Paulo Basile, o jornalista", mas que sabem que no fundo eu sou apenas o "Paulinho alegre que faz zonas nas redações".

Que venham muitos mais anos de jornalismo, e muitos mais leitores para acompanharem meu trabalho.

2 comentários:

Txiago disse...

PARABÉNS!!!
As outras revistas eu não conhecim mais a DOM eu leio! E está cada vez melhor, e edição desse mes tá perfeita!!
Muito sucesso pra vc que esses 2 anos se multipliquem muitas vezes.

abraço

Tha Basile disse...

eu tenho TANTO TANTO TANTO, assim ÓÓÓÓÓ orgulho de vc!!

mas vc anda ignorando meu humilde blog.. já ficou metido? hahahahaha