quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ciclos

Um dos principais defeitos que a rotina pode trazer à vida é a incapacidade de nos analisarmos, de aproveitarmos aqueles preciosos 5 minutos para olharmos para nosso umbigo e pensarmos "estou no caminho certo?". Esse nostálgicos momentos acontecem quando menos esperamos: numa noite de chuva rala, num metrô lotado, num olhar vazio deitado na cama, num sorriso escondido por lábios enciumados, por um aglomerado de pessoas vindo em sua direção e você não sabe se as acompanha ou se segue o caminho contrário.

Hoje, caminhando pelas ruas semi-iluminadas da Mooca, tive meu momento. "estou no caminho certo?" Falta pouco menos de 1 mês para eu me formar no curso que escolhi seguir em minha vida, pouco menos de 1 mês para eu falar de boca aberta "sou jornalista". Meu trabalho cada dia que passa me transforma em um melhor profissional, cada dia que passa tenho mais responsabilidades e mais histórias para contar. Minha família não teve mais grandes brigas, minha casa não presenciou mais grandes crises de choro. Meu grupo de amigos se afunilou e hoje os que estão dentro desse funil eu sei que posso contar para a mais tensa crise de tristeza e para o mais profundo ataque de riso, pessoas incondicionais que constroem cada dia meu presente e deixam uma confirmação mais do que verdadeira de meu futuro. E o coração?

O que vivi esses últimos meses deste ano? Paixões passageiras, sentimentalismos baratos e desnecessários, esperanças facilmente escondidas atrás de beijos falsos, desilusões tão rápidas quanto as novas conquistas. Foi e está sendo um ano atípico, perante os meus "namoros duradouros" que já permeei no passado. Hoje, não passam de miniséries amorosas de poucos capítulos.

Mas, há uma coisa que faz parte de minha essência e que jamais deixarei para trás: a vontade de ter uma história de amor eterna. Não, não espero pelo meu príncipe encantado em cima de um cavalo branco, já passei da época idealizadora. Apenas procuro alguém que me faça feliz, que eu o faça feliz e que juntos construamos um relacionamento saudável, baseado em amor, confiança e respeito.

Faz 4 dias que saio com um menino e estou me sentindo bem. Ele é esse príncipe encantado? Talvez sim, talvez não, talvez eu demore anos para descobrir, talvez eu perceba amanhã. O importante é que aprendi a viver cada dia como único, sem grandes idealizações, sem montanhas se movendo enquanto precisam ficar paradas. Aprendi a entender o ritmo do coração e a controlar a impulsividade digna de um ariano. Lógico, dá uma vontade louca de falar "casa comigo?" e arriscar no escuro o tiro. Talvez até isso aconteça quando eu menos precisar. Mas o certo é que aprendi a não fazer isso meu sentido de vido: se tornou a consequência, apenas uma consequência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Paulinho. Há +/- 3 anos leio os seus blogs, pq nesse tempo vc teve alguns. Sempre me identifiquei muito com os posts, o modo de pensar e de escrever, mas nunca tive coragem de falar. Como se nós precisássemos de coragem para isso. O fato é que agora decidi sair de trás da porta. Minha amizade com a Camila vem crescendo cada dia mais e como ela sempre diz que vc é maravilhoso, não vi mais problema em dizer o quanto te admiro, mesmo que de longe, mesmo que escondidinha. Espero que possamos começar uma amizade, mesmo que virtual.
Um beijo muitooo carinhoso.