quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Caminho das Índias

Não, não escreverei sobre a chatíssima novela de Glória Perez, clone de seu próprio Clone, se é que vocês se lembram. A Índia que acaba de me encantar, e não pelos véus coloridos e danças tradicionais, e sim pela miséria e desgraça de seu povo, é a retratada no filme "Quem quer ser um milionário" [Slumdog Millionaire], de Danny Boyle. O longa-metragem, rodado nas Índias, concorre ao Oscar de melhor filme de 2009, e é um dos favoritos.

Por onde passou, Slumdog abocanhou mais de 30 prêmios ao redor do mundo, tendo conquistado o Prêmio do Público em Toronto, o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato dos Produtores e diversos outros pequenos prêmios da crítica. Prêmios para "millionaire" não botar defeito.

O filme narra a história de um garoto indiano, morador de uma favela, pobre e simples assistente de operador de telemarketing, que vai a um programa de televisão famoso chamado "Quem quer ser um milionário" e, a partir de cada pergunta respondinda, são desencadeadas uma série de lembranças na vida do menino. Com uma edição brilhante, a cada pergunta a história vai e volta ao passado, procurando respostas e encontrando lembranças.

Porém, o grande foco da história é o amor, a busca por Latika, uma menina cujo personagem principal, o participante Jamal Malik, é apaixonado. A história vai se desenhando com uma série de encontros e desencontros, sem um único beijo e com muitos olhares que falam mais do que palavras.

O filme conta com uma fotografia arrasadora e uma trilha sonora impecável, que também foram colocadas a teste concorrendo aos Oscars em suas respectivas categorias. Ao todo, "Quem quer ser um milionário" concorre a 10 estatuetas douradas.

Não deixem de assistar, é um tipo de filme que te arranca sorrisos, lágrimas e deixa sua mão suando de ansiedade.

3 comentários:

Michelle Ribeiro disse...

Paulinho....é a segunda tentativa..Indiquei seu blog para ganhar um selinho. Para saber as regras, passa no meu blog!

beijos

AdeBatista disse...

Nussa, como ele é requisitado, afinal, passei aqui para dizer que também te dou uns presentes.... lá no blog...

Bjs JORNALISTA!!!!

Amanda Proetti disse...

Boa dica! To indo logo logo conferir! Bjok