quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

2009 - Família/Amigos

Foi um ano de mudanças nos campos das amizades e das relações familiares. Um ano que entrou de forma compacta e foi se dissolvendo e modificando ao longo dos meses. Algumas mudanças para melhor, outras mudanças mais difíceis, mas, sobretudo, foi um ano em que pontos de vista até então intocáveis começaram a criar mesclas e derrubar pilares.

Na família tivemos alguns momentos difíceis. Em casa, com pai, mãe e eu arianos, o clima nunca é amênuo. Os relacionamentos não poderiam ser também. Tivemos brigas enormes, dos assuntos mais distintos possíveis: desde o porquê de eu sair tanto de noite, de ter uma vida noturna muito agitada, até a troca do chuveiro do meu banheiro, realizada contra minha vontade. Famílias que se amam demais sempre brigam pelos motivos mais esdrúxulos.

Mas, foram nas adversidades do destino que nosso amor se provou sempre real e concreto. Este ano minha mãe precisou se submeter a uma cirurgia de transplante de córnea, e foi um momento muito difícil. A cirurgia era complexa, o pós operatório foi problemático e cheguei a pensar que iria perde-la Sofremos muitos, mas também nos unimos muito, e graças a Deus hoje ela está se recuperando cada vez melhor. Doença é sempre algo que abre o alçapão debaixo de nós, mas basta a família se unir para jogar a corda e salvar a vítima. Isso soubemos (e ainda estamos sabendo) fazer neste ano.

No campo das amizades muitas turbulências aconteceram. Melhores amigos que até então eu colocava minhas mãos no fogo hoje em dia não tenho total confiança. Rodas de amigos inseparáveis tiveram suas raxas. Amizades de anos foram esquecidas. Lágrimas até então guardadas foram derramadas. Caminhos foram separados. Foi um ano de mudança de pontos de vista, um ano em que aprendi a ser mais independente emocionalmente, que aprendi a não confiar tanto, que aprendi a conhecer melhor os amigos.

No entanto, foi também um ano de surgimento de novas e extremamente saudáveis amizades. Novos grupos de amigos, novos vínculos de carinho, de afeto, de confiança, de respeito. Tantas risadas trocadas com novos amigos, tantos momentos inesquecíveis, tantos olhares novos, tantos sentimentos de esperança dessas amizades perdurarem por muito tempo. Um ano de renovação, reconhecimento, ressurgimento.

2010 chega com a sensação de que os amigos que aqui levo é porque realmente me fazem falta e eu os preciso, e os amigos que ficarão em 2009 me fizeram muito felizes, mas já cumpriram suas metas na minha vida.

Nenhum comentário: