sábado, 14 de fevereiro de 2009

Forças para sobreviver

Atualmente, um tema forte e chocante, talvez um dos mais difíceis de ser trabalhado e refletido, está em voga no mundo cinematográfico: o nazismo. A crueldade produzida pelo ditador mais cruel que nossa humanidade já presenciou vem sendo discutida na telona. Aqui mesmo já comentei com vocês sobre o ingênuo e tocante "O menino do pijama listrado" e do complexo "O leitor". Ainda não assisti ao blockbuster "Operação Valquíria", que fez até Tom Cruise vir ao Brasil tentando promover o filme. No entanto, hoje escreverei sobre outro filme dentro da temática que me tirou lágrimas e me deixou bastante pensativo.

"Defiance", de Edward Zwick, é um drama, baseado em fatos reais, que mostra claramente o desespero dos judeus ao tentare fugir das tropas alemãs. Em plena Segunda Guerra Mundial, liderados pelo personagem protagonizado pelo "James Bond" Daniel Craig, um grupo de judeus fogem e começam a construir um vilarejo secreto para se esconder do exército nazista. A partir de então se desencadeia uma série de vínculos de vida e morte, com momentos belos e momentos terríveis.

O filme, mesmo que apresentando porções de "filme cinemark", dá raiva, revolta, entristece, esgota. Talvez seja por um outro personagem que não aparece na trama, mas que foi muito bem lembrado pelo Oscar e está na lista dos concorrentes: sua trilha sonora. Clássica, acústica e sufocante, ela te derruba no universo do nazismo, na escuridão da floresta dos refugiados, no silêncio das mortes.

Um filme para lembrar do que o ser humano pode fazer e o quão cruel ele pode ser.

Um comentário:

Avarandados do anoitecer disse...

Será que um dia, daqui a poucos anos, teremos filmes romanticos que retratam refugiados de Gaza tentando sobreviver aos ataques e ameaças daqueles que um dia foram cruelmente torturados pelo exército alemão e não aprendeu nada com a lição ministrada nos guetos!??!?


abraço!