sábado, 28 de fevereiro de 2009

"Hey galera, hey moçada, carnaval começa, no galo da madrugada"

O Oscar passou e eu, depois de uma longa série de posts sobre os concorrentes à estatueta dourada neste blog, me dignei a escrever algo sobre a premiação. Sim, foi incrível ver o banho de Slumdog Millionaire, o discurso de Kate Winslet, as palavras de Sean Penn, a desenvoltura exepcional de Hugh Jackman e tantos outros destaques da 81ª cerimônia do Oscar. No entanto, mais do que minha paixão pelo cinema, nessa últimas semanas eu ganhei uma nova paixão, brasileiríssima, colorida e tão surreal como os filmes na telona: o Carnaval.

Tive a oportunidade de viajar a trabalho ao Recife e Olinda na semana passada. Fiquei, ao todo, 6 dias nas cidades pernambucanas, com direito a pegar o início das comemorações de Carnaval. Diferente do que se vê em São Paulo e Rio de Janeiro, com basicamente a folia restrita aos sambódromos, nas duas cidades que visite toda a população em qualquer esquina, qualquer rua, qualquer avenida, inspira de pulmões abertos a festa popular.

É lindo saber que há pessoas que passam meses e mais meses bolando suas próprias fantasias para desfilarem pelas ruas a alegria carnavalesca. É lindo você se surpreender quando, de uma hora para a outra, um bloco de Carnaval passa na sua frente na rua. É lindo ver serpentinas nos fios, máscaras nos postes, sorrisos nas faces e uma alegria que apenas os brasileiros sabem fazer.

Foi interessantíssimo conhecer o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. Um tsunami de pessoas, de marchinhas, de fantasias. Um massa feliz, dançante e que, por alguns momentos, consegue esquecer a vida difícil no calorente nordeste. Talvez essa seja a real magia do Carnaval: a época onde os sonhos, nossos sonhos, os sonhos brasileiros (diferente do global Natal) podem acontecer.

Me apaixonei por Recife, por Olinda e pela sensação proporcionada pelo Carnaval. Confesso: tive vontade de me fantasiar e ficar pulando na folia até os pés doerem. Quem sabe em 2010!










Um comentário:

Anônimo disse...

vai ter alguma matéria sobre o carnaval??