quinta-feira, 26 de junho de 2008

Não basta ser gay...tem que participar?


Há tempos eu queria escrever sobre esse tema, mas ou não conseguia reuniar as palavras certas, ou aconteciam novas coisas que me deixavam pensativo. Então, vou arricar agora. Todos que me conhecem (família, amigos, leitores...) sabem da minha orientação sexual: sou gay, assumido (não, não fico gritando para os quatros cantos isso, afinal não há necessidade) e muito bem resolvido. Atualmente, um dos meus trabalhos é em uma revista voltada para o público gay. Hoje, com mais de seis meses trabalhando neste projeto, algumas questões me vêm à cabeça, assim como, tenho certeza, à cabeça de vários outros gays:

- Existe moda gay?
- Por que a maioria dos gays tem que ser baladeiros?
- Por que a maioria dos gays tem que gostar de música eletrônica?
- Por que Madonna é um ícone para a maioria dos gays?
- Por que, raios, os gays, emboram não gostem de ser esteriotipados, insistem em seguir um padrão, em procurar uma identidade gay, em se sentir minorias, agir como tal e levantar essa bandeira?

Okey, as primeiras questões podem até ser surpéfluas, mas pergunte para qualquer gay que você conhece e talvez você irá ouvir as mesmas respostas. Mas essa última questão é um ponto primordial para se entender a comunidade gay no Brasil e que talvez explique todas as outras questões. Afinal, o gay tem que ter um "gay way of life?"

Conversando com meu chefe, ele disse "Eu sou gay, mas não concordo com 99% dos gays que conheço. Não gosto de balada. Não gosto de usar roupas fashion. Não ouço músicas que a maioria ouve. Não acho sensacional a parada. Deixo de ser o que sou por isso?"

É bem essa a questão. As pessoas não entendem que ser gay é apenas uma característica da pessoa, o fato dela gostar de pessoas do mesmo sexo, e não um estilo de vida. Por que um gay não pode ter os mesmos gostos e rotina de um heterossexual? Por que, afinal, temos que levantar a bandeira do arco-íris e escrever em nossas testas "sou diferente, sou gay, algum problema?". Não! Não precisamos. Meu outro chefe disse "Se colocar na imagem de minoria e agir como minoria e querer mostrar ao mundo que, por ser diferente, você é uma minoria, é se rebaixar demais!". Concordo com cada palavra.

Tudo bem, gosto de Madonna? Gosto. Gosto de música eletrônica? Gosto. Gosto de sair de balada sempre? Gosto. Gosto de roupas mais moderninhas? Gosto.Mas a questão é: não gosto por que sou gay. Não é a condição de ser gay que me faz ser o que sou. Gosto dessas coisas porque me identifico, não porque essa comunidade me faz gostar. Não preciso estampar no meu peito um letreito Docce & Gabana ou ficar ouvindo Cher alto para o mundo saber que sou gay. Não, por favor, não.

Os gays só vão receber o respeito que merecem (merecem?) a hora que pararem de agir como alinenígenas que querem aparecer, e se portarem como pessoas normais, pessoas que apenas gostam de outras pessoas do mesmo sexo, só. A diferença é única: uma questão de gosto. Só! Não precisamos militar a causa gay, pois não existe uma causa gay. Direitos, leis, respeito...tudo bem, isso precisa ser feito. Mas sem hipocrisia né!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu parto do principio: ngm se apresenta como sendo hetero, naum serei eu que me apresentarei como gay. Não faz diferença, soh a relação a dois.

Unknown disse...

tava pensando em algo parecido esses dias, mas a linha de raciocínio eh a msm entao:
se um homem hetero tah na rua e ve uma mulher, e canta essa mulher, o maximo que ele vai levar na cara é um nao.
se um homem gay sai na rua e canta um outro cara, pode acabar mal.
entao gays usam roupas e gostam de musicas parecidas pra rolar uma identificaçao logo de cara. e facilitar algumas coisas.
eh claro que foi um pensamento e nem todo mundo faz isso, e toda regra tem exeçao e....
mas nem acabei de concluir esse pensamento, soh que como calhou de vc escrever algo que ele pode se adaptar entao eh isso.

Anônimo disse...

Hei ola tudo bem? Estava aqui a fazer pesquisa e calhei no teu blog de para quedas. Sou de Portugal e até curtia falar cntg no msn. Diz coisas!! ruilaborda@hotmail.com (tipo... nao sabia de que forma podia postar-te uma mensagem, optei assim... apaga depois de leres. Abração!)